segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sebinho-de-olho-de-ouro (Hemitriccus margaritaceiventer)


H. margaritaceiventer (Foto: Pedro J.r. Nunes)

Hemitriccus margaritaceiventer (d'Orbigny & Lafresnaye, 1837) é uma ave Passeriforme de pequeno porte que pertence a família Rhynchocyclidae.

É avistado saltando em arbustos, cercas e ramagens baixas a procura de insetos. Frequentemente, também é visto em árvores. Possui cerca de 10 cm de comprimento, tamanho comum em aves desta família.

Sua alimentação é constituída principalmente de insetos, que captura nos galhos das árvores e arbustos que frequenta.

Não deixe de compartilhar, curtir e seguir o Blog!
Quer ver mais fotos? Clique em "Mais informações".
Lembrando: As fotos possuem direitos autorais. Por favor, não copie sem aviso prévio ou sem a devida autorização!



Atualização #1
Indivíduo buscando alimento próximo a estrada



Observamos no dia de hoje (09/09/2013) alguns espécimes alimentando-se ou descansando na beira da estrada. Entre eles, estava este espécime:


H. margaritaceiventer (Foto: Pedro J.r. Nunes)


No rio, foi a primeira vez que a avistamos. Não estava distante. A ave foi observada na estrada próxima ao local, junto de algumas outras aves pequenas.


Hoje enquanto voltávamos para casa, avistamos vários polioptilídeos perto da estrada. No meio dos galhos, de repente, aparece este sebinho. 


H. margaritaceiventer (Foto: Pedro J.r. Nunes)


Seu jeito de conseguir alimento não é extravagante. É bem simples: procura nos galhos das árvores e arbustos os insetos que usa na alimentação. É uma ave pequena  e em comparação com os Polioptila pumblea que vimos, o tamanho é muito semelhante.


H. margaritaceiventer (Foto: Pedro J.r. Nunes)


A ave não se intimidou realmente e agiu normalmente mesmo fotografada. Claro, não intervimos momento algum em seu comportamento ou em sua alimentação. Apenas fotografamos e observamos, percebendo que mesmo com outros indivíduos cantando por perto, este preferiu ficar sozinho, o que mostra que a espécie não é muito sociável ou forma grupos.


H. margaritacieventer (Foto: Pedro J.r. Nunes)

Por ser pequeno, é uma espécie frágil. Além de notarmos isto, também percebemos várias espécies de aves pequenas em nossa volta. O já citado P. pumblea e também, alguns Todirostrum cinereum. Todas espécies de aves insetívoras (e duas pertencentes a família Rhynchocyclidae (H. margaritaseiventer e T. cinereum).


Lembrando: As fotos possuem direitos autorais. Por favor, não copie sem aviso prévio ou sem a devida autorização!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários! O blog Projeto PJBC agradece!