domingo, 8 de setembro de 2013

Casaca-de-couro-amarelo (Furnarius leucopus)


F. leucops (Foto: Paulo B. Nunes)

Furnarius leucopus (Swainson, 1838) é uma ave Passeriforme da família Furnariidae, e pertence ao mesmo gênero do conhecido João-de-barro (Furnarius rufus).

Vive sozinho ou em pares, sempre procurando alimento (insetos) nas folhagens. É comum vê-los cantando em duetos, onde gritam e estribilham. Também o fazem quando se sentem observados ou ameaçados.

A principal dúvida na identificação e diferenciação desta espécie ocorre graças a semelhança entre ela e a casaca-de-couro-da-lama (F. figulus). A maneira mais fácil é observar as pernas das espécies: pernas rosadas para F. leucops e pernas cinzentas para F. figulus.

É importante comentar sobre o hábito de construir ninhos em forma de forno (daí o nome "Furnarius") semelhantes aos do João-de-barro comum.


Não deixe de compartilhar, curtir e seguir o Blog!
Quer ver mais fotos? Clique em "Mais informações".
Lembrando: As fotos possuem direitos autorais. Por favor, não copie sem aviso prévio ou sem a devida autorização!




Atualização #1
Espécime solitário se alimentando.


F. leucops (Foto: Pedro J.r. Nunes)


Em nossa última ida ao rio e após a grata surpresa dos bandos mistos de aves, avistamos o que parecia ser um casaca-de-couro-da-lama (ave já registrada por nós). Para nossa surpresa, não se tratava de um F. figulus, mas sim de um F. leucops.


F. leucops (Foto: Pedro J.r. Nunes)


Os hábitos da espécie são tão semelhantes ao do F. figulus que a primeira vista não o diferenciamos. Um de nós então percebeu e começou a fotografa-lo.


F. leucops (Foto: Pedro J.r. Nunes)


Já foram avistados alguns indivíduos desta espécie nos trechos próximos do rio. Estão sempre perto da água, o que implica que a lama da margem pode estar sendo usada na confecção de ninhos, assim como, para a procura de alimentos (insetos principalmente)


Lembrando: As fotos possuem direitos autorais. Por favor, não copie sem aviso prévio ou sem a devida autorização!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários! O blog Projeto PJBC agradece!