terça-feira, 3 de setembro de 2013

Invertebrados: Onde estão?


Tityus serrulatus (Foto: Pedro J.r. Nunes)


Pequenos, frágeis e numerosos! Estão por toda parte. Abaixo, seguem algumas fotos de diferentes insetos e artrópodes encontrados durante os "dias de fotografia":

Clique em "Mais informações" para ver mais fotos e mais informações!
Não deixe de compartilhar, curtir e seguir o Blog!
Lembrando: As fotos possuem direitos autorais. Por favor, não copie sem aviso prévio ou sem a devida autorização!


Atualização #1
São vários os tipos de insetos, aracnídeos e afins encontrados no bioma da Caatinga. Sabemos que em poucos metros, podemos encontrar uma certa diversidade de invertebrados, não é? Pois é... São animais compactos, mas não deixam de ter importância e papel ambiental de equilíbrio.


Foto: Pedro J.r. Nunes


Borboletas são frequentemente econtradas ao longo das observações que fazemos. São vários os tipos... Até agora, fotografamos os dois listados nesta postagem. Uma, com o colorido padrão laranja-branco-preto. A outra, com formações nas escamas das asas que fazem alusão a olhos. De asas abertas, é possível perceber cores fortes, como vermelho e preto vivos.


Foto: Pedro J.r. Nunes 


Foto: Pedro J.r. Nunes 

É possível perceber os desenhos nas asas escamadas das borboletas. Seus padrões e cores chamara a atenção enquanto fotografávamos:


Foto: Pedro J.r. Nunes 


Atualização #2
Próximas ao rio foram observadas vários tipos de libélulas (Anisopteros). Várias delas usavam a água parada para reprodução (colocação de ovos), já que não há correnteza esta época do ano por causa da estação seca.


Foto: Pedro J.r. Nunes 


Foto: Pedro J.r. Nunes


Dos vários tipos, dois foram fotografados. Acredito que sejam exemplos bem distintos. As duas fisionomias são bem diferentes: uma espécie possui as asas enervadas abertas. A outra, fechadas. A coloração de cada uma também chama a atenção. Laranja e azul vivos respectivamente.


Um comentário:

Obrigado pelos comentários! O blog Projeto PJBC agradece!