segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Carcará (Caracara plancus)


C. plancus (Foto: Pedro J.r. Nunes)

Caracara plancus (Miller, 1777) é uma ave Falconiforme que pertence a família Falconidae. No Nordeste, é popularmente conhecida como Carcará. No Brasil, como Caracara.

É uma ave robusta, com "fama de mau e cruel". Sua alimentação baseia-se em pequenos animais (roedores, aves, répteis) e em carcaças.

Ocorre em todo país e em várias partes da América do Sul. Recentemente, descobriu-se uma nova espécie amazônica, o Caracara cheriway, antes considerada também como Caracara plancus e só agora, tida como espécie separada.


Clique em "Mais informações" para ver mais fotos e mais informações!
Não deixe de compartilhar, curtir e seguir o Blog!
Lembrando: As fotos possuem direitos autorais. Por favor, não copie sem aviso prévio ou sem a devida autorização!




Atualização #1
Provável fêmea.

C. plancus (Foto: Pedro J.r. Nunes)

Durante os primeiros dias de fotografia, observamos um espécime em uma árvore próxima a estrada. Ela permaneceu ali por pouco tempo e se afastou assim que nos viu, voando para longe.

Pouco tempo depois, ao voltarmos, a avistamos voando ao longe novamente. Isso me despertou um questionamento: porque ela rodeava aquele local? Rapidamente, tentamos focar o espécime para a foto. Conseguimos algumas, mas não muitas.





C. plancus (Foto: Pedro J.r. Nunes)


Ninho de C. plancus (Foto: Pedro J.r. Nunes)


Mais tarde, ao voltarmos e ainda cansados de andar, percebemos um ninho. O "Carcará" não estava no local de costume. Fotografei este ninho e voltamos para casa. 

Já em casa, olhando as fotos e selecionando as que queríamos, percebi que além do ninho, eu havia fotografado algo a mais: um Caracara plancus! Ou seja, provavelmente era aquele espécime que avistamos pela tarde. 

O ninho era distante e por isso o zoom não deu conta. Mas conseguimos um registro interessante para o blog e para as nossas observações.



Atualização #2 (11/09/2013)
Espécime avistado novamente.


C. plancus (Foto: Pedro J.r. Nunes)

Hoje durante mais um passeio a procura de novas espécies, me deparei com o nosso velho conhecido C. plancus. Ele estava adormecido em uma árvore e ao ouvir o som de uma moto, acordou. Ficou me observando, se abaixando e levantando, sempre tentando entender o que eu fazia no local. Fiz algumas fotos difíceis, pois ele estava atrás de vários galhos e folhas, e por isso foi difícil focar. Este é provavelmente o indivíduo que sempre avistamos e está associado ao ninho. É um provável macho, já que foi possível avistar a silhueta da fêmea no ninho, ao longe.


Lembrando: As fotos possuem direitos autorais. Por favor, não copie sem aviso prévio ou sem a devida autorização!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários! O blog Projeto PJBC agradece!