domingo, 8 de setembro de 2013

Garibaldi (Chrysomus ruficapillus)


C. ruficapillus (Foto: Pedro J.r. Nunes)

Chrysomus ruficapillus (Vieillot, 1819) é uma ave Passeriforme da família Icteridae, parente de soldados, chapins, joões-congo e etc. Tem uma coloração negra quase uniforme, com exceção do peito, garganta e nuca avermelhados.  Alimenta-se de frutos, insetos e também, grãos.

Foi observado que esta ave nidifica próximo a locais alagados. Os ninhos podem ficar até mesmo bem próximos a água.


Não deixe de compartilhar, curtir e seguir o Blog!
Quer ver mais fotos? Clique em "Mais informações".
Lembrando: As fotos possuem direitos autorais. Por favor, não copie sem aviso prévio ou sem a devida autorização!


Atualização #1
Indivíduo solitário bebendo água.


C. ruficapillus (Foto: Pedro J.r. Nunes)


Dias atrás ao tentarmos fotografar um bando de asas-de-telha-pálido (Agelaioides fringillarius) percebemos que no meio do bando estavam um C. ruficapillus e dois Molothrus bonariensis (ou seja, um grupo misto de 3 diferentes espécies de Icterídeos). A ave além de acompanhar os A. fringillarius, também mostrou-se solitário em determinados momentos, deixando-se fotografar sozinho. Não se sabia até o momento, se estava lá por coincidência ou se estava realmente seguindo o bando de asas-de-telha-pálido.


Atualização #2
Indivíduo solitário seguindo um grupo de espécies mistas.


C. ruficapillus (Foto: Pedro J.r. Nunes)


Observávamos novamente o grupo de A. fringillarius quando vimos uma Galbula ruficauda fêmea. Paramos e fotografamos alguns minutos. Depois, o macho da G. ruficauda apareceu e tempos depois, os dois entraram na ramagem. Após de não ter o que fotografar, decidimos tirar algumas fotos dos Agelaioides, mas ao tentar isso, avistamos mais uma vez o C. ruficapillus no mesmo bando misto de dias atrás. 


C. ruficapillus (Foto: Pedro J.r. Nunes)


A ave estava no bando e novamente acompanhada de M. bonariensis fêmea e dessa vez, também, um grande bando de Paroaria dominicana, ave da família Emberizidae de alimentação semelhante e que talvez, estivesse junto ao grupo por casualidade e pelos recursos (água e alimento) disponíveis na área.



C. ruficapillus (Foto: Pedro J.r. Nunes)


É interessante ressaltar que no meio das aves apareceu um quarto tipo de icterídeo semelhante ao M. bonariensis, mas com uma coloração mista de marrom (não muito aparente) e negro. Estamos estudando a hipótese de hibridismo entre o A. fringillarius e o M. bonariensis. Mas tal caso é raro e difícil de acontecer, já que sequer a fêmea de Molothrus bonariensis cuida dos filhotes. A dúvida que ficou é: porque um imaturo de M. bonariensis estaria fazendo com A. fringillarius e um espécime adulto de sua espécie? Poderia ter sido um ninho de A. fringillarius o escolhido pela M. bonariensis? Se foi, porque ela continua lá e segue o bando? Essas são perguntas que tentaremos responder de agora em diante!

É ainda interessante dizer que todo esse enredo destacado nesta atualização #2 ocorreu em um trecho único de no máximo 30 m. A maioria das fotos, numa única árvore (ou seja, 5 espécies e um bando numeroso próximos e sem choque ou confrontos).


Lembrando: As fotos possuem direitos autorais. Por favor, não copie sem aviso prévio ou sem a devida autorização!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários! O blog Projeto PJBC agradece!